Câmara instala comissão para analisar denúncias sobre violência contra yanomamis
Grupo acompanhará ações do Congresso na comunidade de Aracaçá, em Roraima
Foto: Lucas Lima/ISA
A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (10) uma comissão externa para acompanhar as denúncias de violações de direitos contra indígenas na Terra Yanomami.
A comissão foi criada na última semana e será composta por 13 membros, sendo coordenada pela única parlamentar indígena do Congresso, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR).
O Congresso Nacional está investigando também a denúncia de que uma menina yanomami, de 12 anos, teria morrido após ter sido estuprada por garimpeiros na comunidade de Aracaçá, em Roraima. O caso foi denunciado pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, que também relatou a morte de uma outra criança, de 3 anos, devido à ação de garimpeiros.
Segundo a Polícia Federal, na última sexta-feira (06), ainda não foram encontrados indícios dos supostos crimes. O delegado Daniel Ramos apontou também que a denúncia pode ter sido originada por um “conflito de narrativas”.
Agora, a PF aguarda laudo de cinzas coletadas na cabana encontrada queimada no local em busca de material biológico.
Ações da Comissão
As diligências iniciais do grupo devem focar em acompanhar a denúncia e investigação feita pelas autoridades locais. Além disso, a deputada Joenia Wapichana ressaltou que a comissão também deve levantar os “relatos contínuos” de violência contra os yanomamis.
“Existe violência na área yanomami e não somente neste caso da menina que pode ter sido estuprada. Todos esses casos em Roraima merecem ser averiguados”, afirmou.
As comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara estarão presentes na comunidade Aracaçá nestas quarta (11) e quinta (12) a fim de acompanhar o trabalho de investigação e conversar com lideranças indígenas.
A coordenadora prevê que, além de reuniões semanais, a comissão escute também autoridades e especialistas para fazer um diagnóstico da situação dos yanomamis e as ações do governo federal sobre a situação.