Coronavírus

Câmara pode votar nesta terça (12) projeto que obriga uso de máscara

Medida já foi adotada em diferentes estados

Por Da Redação
Ás

Câmara pode votar nesta terça (12) projeto que obriga uso de máscara

Foto: Reprodução / Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O projeto de lei que pretende obrigar a população a usar máscaras de proteção facial por causa da pandemia de covid-19 pode ser votado nesta terça-feira (12), na Câmara dos Deputados. O objetivo é ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus.

A sessão será remota e está marcada para as 10 horas. O projeto é do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) e determina o uso em ruas, instalações, prédios ou áreas de acesso público, enquanto durar o estado de calamidade pública.

Alguns estados já adotaram medidas semelhantes, como o de São Paulo, onde a obrigatoriedade do uso da máscara existe desde a última quinta (7).

De acordo com médicos, as máscaras podem ser caseiras, elas ajudam a reduzir a disseminação do vírus evitando principalmente que uma pessoa contaminada o espalhe ao tossir, espirrar ou falar. Não se trata de uma garantia, porém, de que uma pessoa sem a doença não poderá contrair o vírus.

O projeto prevê para quem descumprir a norma, detenção de um mês a um ano e multa. Porém, segundo o projeto, não será imposta prisão ao infrator que assinar compromisso de comparecer aos atos do processo e cumprir imediatamente a obrigatoriedade de usar máscara.

O projeto ainda prevê que o governo federal deverá veicular campanhas publicitárias para informar a população sobre a obrigatoriedade.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.