Camelódromo com 34 boxes para ambulantes é entregue em Salvador
Construção atendeu a uma antiga demanda dos trabalhadores do Comércio

Foto: Valter Pontes/Secom
Um novo camelódromo foi entregue pela Prefeitura de Salvador nesta sexta-feira (9), no bairro do Comércio. A estrutura fica localizada na Rua Riachuelo, entre a Praça Marechal Deodoro e a sede da Associação Comercial da Bahia (ACB). O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, inaugurou o equipamento ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e da titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, em solenidade simbólica.
O camelódromo possui área de 580 metros quadrados e contou com investimento de R$574 mil. A construção atendeu a uma antiga demanda dos trabalhadores da região, que agora passam a ter condições mais dignas para receber clientes e comercializar mercadorias.
A estrutura possui 34 boxes, que serão usados pelos ambulantes cadastrados. Na solenidade, o prefeito destacou a relevância do comércio informal na movimentação econômica de Salvador, ressaltando que o segmento é responsável por 53% da mão de obra ativa da cidade.
“Fizemos questão de entregar este camelódromo hoje porque estamos retomando atividades econômicas e esse equipamento vai trazer mais segurança aos trabalhadores nesse momento de pandemia. Desde 2013, as pessoas que trabalham no comércio informal passaram a ter tratamento como nunca antes na história da cidade. O trabalho informal teve todo o apoio na última gestão e vai continuar tendo na minha”, afirmou Bruno Reis.
Recentemente, as ações de suporte aos ambulantes envolveram desde a entrega de novos espaços, como os camelódromos da Calçada e Baixa dos Sapateiros, e mercados municipais de São Cristóvão e São Miguel, até destinação de auxílio financeiro por meio do programa Salvador por Todos, que beneficia mais de 20 mil pessoas. O novo camelódromo possui cobertura isotérmica capaz de proporcionar maior bem-estar em dias de sol, diminuindo o calor, além de sistema de drenagem para escoamento das águas das chuvas e piso em cimento. Há iluminação com lâmpadas em LED, que são mais econômicas e eficientes, lixeiras para depósitos de resíduos, bancos, mesas e paisagismo.