Caminhada do Bonfim leva milhares de pessoas até a Colina Sagrada

Fiéis percorrem o trajeto até a Igreja do Bonfim em um ato marcado por fé, emoção, promessas e agradecimentos

Por Camila S. Silva, Glaucia Campos
Às

Atualizado
Caminhada do Bonfim leva milhares de pessoas até a Colina Sagrada

Foto: Farol da Bahia

A 16ª caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, realizada nesta quinta-feira (15), levou milhares de pessoas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada do Bonfim. No trajeto, era possível ver fiéis segurando terços e fazendo rezas de forma silenciosa, louvando a imagem do Senhor do Bonfim que passava com o cortejo. Alguns não conseguiram segurar as lágrimas de tanta emoção.

A ex-moradora da Cidade Baixa, Vera Gonzales Amoedo Camargo, acompanha a festa há 50 anos. Apesar de não ter feito nenhuma promessa específica neste ano, aproveitou a caminhada para pedir saúde e paz, além de agradecer. “Esse ano não fiz promessa, estou indo pedir proteção e a paz do mundo em geral, que a coisa tá difícil. Então é isso, pedir saúde, paz e muita proteção e sempre agradecer pelo dom da vida, pelos livramentos que Deus nos dá a cada dia”, concluiu.

A baiana Nete do Acarajé, moradora do Rio de Janeiro, afirmou que prometeu ao Senhor do Bonfim que retornaria à Bahia para agradecer caso alcançasse conquistas por meio do trabalho. “Eu prometi ao Senhor do Bonfim que, se eu tivesse êxito e mérito de conseguir tudo que eu quero com o meu trabalho, com o suor do meu rosto, eu voltaria de qualquer lugar que estivesse para minha cidade pra agradecer”, disse, com lágrimas nos olhos.

Ainda comovida, ela disse que preferiu nem se maquiar, pois sabia que iria se emocionar. “Minha emoção de estar aqui é tão grande que eu nem me maquiei porque sabia que iria chorar. Eu estou em êxtase, tomada pelo amor e pelo calor da nossa cidade”.

Muita gente veio de longe conferir a festa. O grupo de amigos Yuri Cotrim, Cláudia Vitória, José Antônio e Diogo da Silva veio do Rio de Janeiro e do interior de São Paulo para conhecer a lavagem pela primeira vez. “Festa maravilhosa, cheia de luz, cheia de axé. Tô amando”, disse Yuri, animado.

O paulistano José foi o único do grupo que estava ansioso para amarrar a fita e fazer seu pedido ao Senhor do Bonfim.
“Pretendo seguir caminhando até a Colina Sagrada para ver a imagem e lá sim fazer a minha promessa e meu agradecimento”, comentou. Ao ser perguntado sobre o que seria prometido, ele preferiu não contar. “Não posso. Só depois que acontecer, depois que acontecer eu digo”, concluiu.

Aos pés da Basílica do Senhor do Bonfim, a jovem Duda Freitas, acompanhada pelo pai, Ângelo Castro, aproveitou para amarrar as fitinhas e fazer seus três pedidos. “Sentimento de gratidão. Sou baiana, mas morei muito tempo fora da Bahia, estou retornando agora. Esse sentimento de fé e sincretismo só quem tá aqui mesmo consegue experienciar”, detalhou.

VEJA TAMBÉM:

• Lavagem do Bonfim reafirma fé, sincretismo e apelo pela paz em Salvador
• FOTOS: Confira registros do Farol da Bahia na Lavagem do Bonfim
• Rosemberg Pinto diz que base governista avança na construção da chapa e aposta em anúncio até visita de Lula
• ACM Neto 'chama' Angelo Coronel para diálogo e diz que chapa ‘puro-sangue’ do PT sairá derrotada das urnas este ano: ‘Vão perder os três de uma vez só’
• "Importante marchar em bloco", diz Roma sobre possível candidatura única de Angelo Coronel 
• Jerônimo Rodrigues destaca fé, pedidos de paz e impactos econômicos durante a Lavagem do Bonfim
• Bruno Reis analisa que cenário favorável da reeleição dele estava 'mais definido' do que candidatura de ACM Neto neste ano

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário