Caminhão-agência do programa ‘Caixa pra Elas’ está disponível em Salvador
Ministro da Cidadania e presidente da instituição visitaram o espaço nesta segunda (22)
Foto: Farol da Bahia
As clientes da Caixa Econômica Federal na capital baiana contam a partir desta segunda-feira (22) com um setor de atendimento exclusivo: o caminhão-agência do programa Espaço Caixa Pra Elas. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, visitou na manhã de hoje o itinerante instalado no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador, ao lado da presidente da Caixa, Daniella Marques.
Além de estar presente em unidades móveis, o programa Espaço Caixa Pra Elas já foi implantado em 250 agências espalhadas pelo país. A iniciativa visa estimular o empreendedorismo e a promoção da autonomia feminina. Por meio do Caixa Pra Elas, as mulheres terão acesso a produtos e serviços adequados às suas necessidades como, por exemplo, crédito, seguros e investimento.
No total, 8 mil embaixadoras receberam treinamento especial para atender as mulheres que procurarem os serviços. Além disso, as funcionárias também foram capacitadas para dar orientações sobre empreendedorismo, educação financeira e violência doméstica. De acordo com Daniella Marques, a iniciativa está firmada em três pilares. “O primeiro é a prevenção e o combate à violência contra a mulher e o abuso contra crianças. O segundo é a promoção do empreendedorismo feminino. Nós queremos assegurar que a mulher tenha a sua própria independência financeira, sendo dona de seu próprio negócio”, disse Marques.
“O terceiro [pilar] são os produtos exclusivos para mulheres. É importante mencionar que só na Bahia são 2 milhões de mulheres chefes de família assistidas pelo Auxilio Brasil e que a Caixa é o banco contratado para operar o benefício”, completou.
Segundo ela, além de pagar o auxílio, a Caixa também quer incentivar o empreendedorismo feminino, com oferta de crédito e orientação. “O Espaço Pra Elas é focado num cuidado especial para mulheres. A gente quer ajudar e fazer com que elas decolem”, reforçou a presidente da Caixa.
Em Salvador, o caminhão-agência do Espaço Caixa Pra Elas funciona das 8h30 às 15h, em dias úteis.
Auxilio Brasil
Na ocasião, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, reforçou a importância do Auxílio Brasil e afirmou que o benefício é permanente, mas visa que as pessoas possam melhorar de vida com o passar dos anos e, portanto, não precisem mais do recurso do governo. Atualmente, os beneficiários do programa recebem o valor mínimo de R$ 600. No entanto, o aumento de R$ 200 proporcionado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios deve durar até dezembro deste ano.
“O Auxilio Brasil não acaba no final do ano. Ele é permanente. Foi instituído por lei no final do ano passado com o intuito de promover uma assistência social voltada para a autonomia das famílias, principalmente das mulheres. Mais de 80% das famílias beneficiárias do Auxílio Brasil são chefiadas por mulheres. Então, o benefício é uma mudança de conceito de programa de transferência de renda. Queremos ser um trampolim na vida dessas mulheres e não uma âncora”, afirmou Bento.
Foto: Farol da Bahia/Ministro da Cidadania
“A gente espera que as famílias superem a situação de pobreza, ou seja, não queremos manter as famílias na pobreza. Pelo contrário, a gente quer que a população crie um caminho de prosperidade. Não queremos que o beneficiário passe 15 anos recebendo o Auxilio Brasil porque isso significa que o programa fracassou. Nosso objetivo é que todos os anos tenham menos famílias precisando do beneficio”, concluiu.