'Caminho longo, mas necessário', diz presidente do GGB sobre assegurar direitos à população LGBT
Dia do combate à homofobia é celebrado em 17 de maio
Foto: Pixbay
O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, disse nesta segunda-feira (17), data escolhida como Dia do Combate à Homofobia, que o caminho para assegurar direitos à população LGBT é um caminho longo, mas necessário. “Faz 30 anos desde que a OMS retirou o status de transtorno da homossexualidade e passou a considerá-la uma orientação sexual natural e saudável. E desde lá tem sido um caminho muito longo. Não há como voltar atrás", disse.
Segundo ele, que também é coordenador do Centro de Referência LGBT em Salvador, órgão ligado à prefeitura, a maior conquista no que diz respeito à garantia de direitos está no reconhecimento da legalidade da união homoafetiva. "O casamento reconhecido facilita muitas coisas. Hoje se eu decidir ir ao fórum com meu companheiro eu saio casado como qualquer casal, com regime de bens decidido”, disse.
“Antes, quando um casal se separava precisava ir pra justiça e fingir que tinham uma empresa juntos, como sócios, para poder dividir os bens. Era o jeito que se dava, a saída jurídica que encontravam. Agora, com o reconhecimento, fica tudo mais fácil. Até a adoção, a realização de inseminação artificial e reconhecimento legal de dois pais ou mães", completou. O reconhecimento completou 10 anos no último dia 5. Marcelo Cerqueira acredita que, além da orientação, é preciso educar toda a população.