Campeão! Bahia vence Vitória em clássico e conquista 1º título do novo projeto de basquete
Tricolor tem tentado voltar ao protagonismo do basquete baiano e nacional

Foto: Geovanna Miranda
Com somente aproximadamente seis meses de preparação, o Bahia deu início a reestruturação na história de glórias do basquete. O Tricolor conquistou, no último sábado (13), em Feira de Santana, o primeiro título do novo projeto de basquete ao superar o arquirrival Vitória na final da Supercopa Intermunicipal. O Esquadrão encerrou o jogo com placar de 79 pontos à 72 do rival.
Para conseguir chegar à final, o Bahia passou pela fase de grupos invicto. Nas semifinais, passou pelo Jequié, por 84 a 78, após uma virada heroica.
A campanha que culminou no título foi exaltada pelo técnico Marcelo Martins.
"Essa é a competição mais relevante da Bahia, que envolve equipes do estado inteiro, e a gente, com um projeto tão novo, fez uma campanha sólida para chegar à final, em que enfrentou e venceu o rival", destaca o treinador. "Acredito que fechar o ano dessa forma só nos dá mais motivação para crescer e alcançar nossos objetivos em 2026", afirmou.
Eleito o jogador mais valioso (MVP) da final, o ala Adriel Pereira comemorou bastante o resultado.
"A gente vem trabalhando muito para momentos como esse", disse o Spider, apelido dado pelos companheiros já que o jogador comemora as cestas em referência ao super-herói.
"Nos últimos meses, eu vi mais meus companheiros e a comissão técnica do que a minha família, então, a gente merecia terminar o ano dessa maneira", disse o ala.
História do Bahia no basquete
A história tricolor no esporte, assim como o estado como um todo, necessita de dados. De acordo com registros encontrados pela Bahia Associação, além da Supercopa, o Bahia foi campeão baiano em 1934 e 1935 e tem outros dois estaduais na categoria adulta e seis na categoria sub-22, que foram conquistados entre 1980 e os anos 2000.


