Campeão olímpico que eliminou Keno Marley é pego no doping e pode perder medalha
Uzbeque Lazizbek Mullajonov é flagrado com substância proibida em exame realizado fora de competição

Foto: Gaspar Nóbrega/COB
O boxeador e campeão olímpico da categoria até 92 kg nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Uzbeque Lazizbek Mullajonov, também responsável por eliminar o brasileiro Keno Marley nas quartas de final do torneio, foi pego em um exame antidoping realizado fora do período competitivo.
Nesta semana, a Agência Internacional de Testes (ITA) informou que uma amostra coletada em 11 de junho de 2025 detectou metabólitos de metasterona. Esta substância é proibida e está listada na seção S1.1 da WADA (Agência Mundial Antidoping), que trata de esteroides anabolizantes.
O atleta, que foi formalmente notificado, tem o direito de solicitar a análise da amostra B. Caso a contraprova também apresente resultado positivo, ou se ele optar por não realizá-la, será confirmada a violação das regras antidoping, o que pode resultar na perda da medalha de ouro do boxeador e na desclassificação dos resultados.
Mullajonov se destacou no boxe olímpico em Paris, com grandes expectativas no evento após nocautear o cazaque Nursultan Amanjolov em 2023 e vencer Kamshybek Konkabayev na final do Campeonato Asiático de 2022. A vitória sobre Keno Marley, em agosto de 2024, impediu o Brasil de conquistar mais uma medalha olímpica.