Campos Neto anuncia pretensão de assumir Ministério da Fazenda de Tarcísio de Freitas, diz site
Intenção ocorre caso governador de São Paulo, entre na disputa pelo Planalto
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Rovena Rosa / Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, desestimulou sua candidatura à Presidência da República, mas sinalizou que aceitaria ser ministro da Fazenda de Tarcísio de Freitas, caso entre na disputa pelo Planalto. A informação é da coluna Painel do site Folha de S. Paulo.
Campos Neto deixará o comando da autarquia no fim deste ano e terá ainda seis meses de quarentena. Na sua avaliação sobre o futuro após sua gestão no BC, a situação econômica nos próximos anos sofrerá forte deterioração, o que pode atrapalhar Tarcísio em uma eventual vitória em 2026.
Campos neto acredita que melhor seria consolidar-se na chefia do governo de São Paulo por mais um mandato e se lançar à Presidência "consagrado". Mesmo assim, sinalizou a Tarcísio que aceitaria ser seu ministro da Fazenda se o governador decidir se tornar presidenciável.
Campos Neto vem recebendo propostas do Itaú e do BTG Pactual. Ambos os bancos gostariam de tê-lo, mas ele considera que não será adequado atravessar a porta giratória –expressão usada em Brasília para descrever um movimento em que um regulador migra para a instituição regulada após deixar o cargo.
O economista consideraria, por exemplo, comandar uma instituição global. Ele, que deixou o cargo de CFO (espécie de vice-presidente financeiro) do Santander Brasil antes de assumir o BC, levaria em consideração, por exemplo, ser o CEO global do banco espanhol.