• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Campos Neto diz que Banco Central está pronto para ajustar aperto monetário caso inflação exija
Economia

Campos Neto diz que Banco Central está pronto para ajustar aperto monetário caso inflação exija

Presidente do banco reforçou discurso de que pode aumentar Selic em 1%

Por Da Redação
Ás

Campos Neto diz que Banco Central está pronto para ajustar aperto monetário caso inflação exija

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) está pronto para ajustar o tamanho de seu ciclo em caso de choques inflacionários maiores ou mais persistentes do que o esperado. 

É o que afirma o presidente do banco, Roberto Campos Neto. Em nova declaração durante reuniões com investidores, ele repetiu as previsões anteriores e reforçou que a taxa Selic deverá ser elevada em 1%. Os encontros foram articulados pelo Bank of America e pela XP Investimentos. 

De acordo com o presidente do Banco Central, o Copom “avalia que o momento exige serenidade para avaliar o tamanho e a duração dos choques atuais”, e que “persistirá em sua estratégia até que o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas em torno de suas metas se consolide”.

Em Washington para reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, ele também repetiu previsões anteriores de que o Banco Central elevará a taxa Selic em 1 ponto percentual em sua próxima reunião, ante patamar atual de 11,75%.

“O Copom ressalta que seus futuros passos de política monetário poderão ser ajustados para garantir a convergência da inflação para suas metas e dependerá da evolução da atividade econômica, no balanço de riscos e nas expectativas e projeções de inflação para o horizonte relevante à política monetária”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário