Canal para denúncias de telemarketing abusivo do Senacon atende 26 mil pessoas
Órgão registrou 26.674 mil atendimentos de pessoas incomodadas no período de 100 dias de funcionamento
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O canal para denúncias de telemarketing abusivo criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), registrou 26.674 mil atendimentos de pessoas incomodadas por esse tipo de serviço no período de 100 dias de funcionamento. A plataforma tem objetivo de atender queixas das pessoas que não autorizaram empresas a ligar para suas casas, oferecendo produtos ou serviços.
De acordo com o órgão, do total das denunciantes, 92% afirmaram não ter relação com as empresas, ou seja, não contrataram nenhum serviço. Além disso, 99% declararam não haver concedido permissão para a empresa oferecer produtos e serviços via telefone.
A Senacon aponta que o canal é de amplitude nacional e Minas Gerais é o estado que apresenta maior número de denúncias: 8.800. Em seguida, aparecem São Paulo e Rio de Janeiro, com 6,3 mil e 1,1 mil, respectivamente. Bancos e operadoras de celular e TV por assinatura lideram as denúncias.
Denúncias
Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.
As denúncias serão investigadas pela Senacon e encaminhadas aos Procons para análise e eventual abertura de processo administrativo pela prática abusiva.