• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre mulheres na Bahia em 2020, aponta SEI
Bahia

Câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre mulheres na Bahia em 2020, aponta SEI

Estudo aponta que 1.031 mulheres foram vítimas da doença no estado

Por Da Redação
Ás

Câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre mulheres na Bahia em 2020, aponta SEI

Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

De acordo com um levantamento divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nesta sexta-feira (22), o câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre mulheres na Bahia em 2020. No total, 1.031 mulheres morreram vítimas da doença no estado.

No ano passado, a doença ficou atrás apenas das complicações da Covid-19 e dos problemas cardiovasculares. Segundo a SEI, o dado representa 16,2% do total por neoplasias malignas, ou 13,3% mulheres a cada 100 mil baianas.

Na comparação com outros estados, a Bahia ocupa a 16º posição em números de óbitos. O número foi reduzido devido à baixa reincidência nos números do interior do estado, já na capital baiana, a incidência de mortes é de 20,4 a cada 100 mil mulheres.

Em fatores de risco, o SEI aponta que a idade acima de 50 anos é uma característica presente na maioria das vítimas. No ano passado, cerca de 72% das vítimas de câncer de mama tinham mais do que essa faixa etária. Além disso, um aumento na incidência e participação ocorreu nas mulheres acima de 80 anos. 

Em 2020, o Sistema Único de Saúde realizou 161,7 exames de mamografia, em que pouco mais de 98% dos diagnósticos eram negativos para a doença. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário