Câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre mulheres na Bahia em 2020, aponta SEI
Estudo aponta que 1.031 mulheres foram vítimas da doença no estado
Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
De acordo com um levantamento divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), nesta sexta-feira (22), o câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre mulheres na Bahia em 2020. No total, 1.031 mulheres morreram vítimas da doença no estado.
No ano passado, a doença ficou atrás apenas das complicações da Covid-19 e dos problemas cardiovasculares. Segundo a SEI, o dado representa 16,2% do total por neoplasias malignas, ou 13,3% mulheres a cada 100 mil baianas.
Na comparação com outros estados, a Bahia ocupa a 16º posição em números de óbitos. O número foi reduzido devido à baixa reincidência nos números do interior do estado, já na capital baiana, a incidência de mortes é de 20,4 a cada 100 mil mulheres.
Em fatores de risco, o SEI aponta que a idade acima de 50 anos é uma característica presente na maioria das vítimas. No ano passado, cerca de 72% das vítimas de câncer de mama tinham mais do que essa faixa etária. Além disso, um aumento na incidência e participação ocorreu nas mulheres acima de 80 anos.
Em 2020, o Sistema Único de Saúde realizou 161,7 exames de mamografia, em que pouco mais de 98% dos diagnósticos eram negativos para a doença.