Candida auris: Pernambuco confirma mais dois casos do fungo
Ao todo, estado totaliza nove ocorrências em 2023
Foto: Maicon L. Costa
Mais dois casos do fungo Candida auris foram confirmados nesta segunda-feira (5), em Pernambuco. Com isso, chegou a nove o número de pacientes com o diagnóstico em 2023. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os dois pacientes têm 50 e 54 anos e estão internados no Hospital do Tricentenário, em Olinda.
Em nota, a pasta informou que os pacientes deram entrada no hospital por outras motivações, que envolvem sequelas de AVC e infecção do trato urinário, e "não apresentam repercussões clínicas decorrentes do fungo". Os diagnósticos aconteceram por meio da realização de exames em pessoas que tiveram contato com algum caso positivo.
Ao todo, há cinco casos registrados no Hospital do Tricentenário. Outros três foram no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. O nono caso foi no Hospital Português, privado, na região central da capital. Todos os pacientes deste ano estão "colonizados" e têm o fungo no corpo, mas não foram infectados. Nesta fase, não há sintomas.