Candidato a vice governador no Rio, Washington Reis, tem condenação de 2016 mantida no STF
O também ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ) foi condenado por por crime ambiental e loteamento irregular
Foto: Reprodução/ Facebook/ Arquivo Pessoal
Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ) e candidato a vice-governador na chapa de Cláudio Castro (PL), teve mantida a condenação pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. E, com isso, a Justiça Eleitoral pode negar o registro de candidatura de Reis.
Em tese, Reis se torna inelegível com a decisão, enquadrando-se na Lei da Ficha Limpa, podendo ter seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) avaliar se ele poderá ou não ser candidato a vice-governador.
Antes do julgamento no Supremo, o Ministério Público Eleitoral já pediu que ele tenha o registro negado.
No STF, o ex-prefeito de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, tentava reverter uma condenação de 2016 por crime ambiental e loteamento irregular.
Reis foi condenado em 2016, pela Segunda Turma do STF, por crimes ambientais e parcelamento irregular do solo, ocorridos entre 2005 e 2009, no primeiro mandato dele como prefeito de Duque de Caxias. O caso envolve o loteamento de um conjunto habitacional e foi julgado no Supremo porque, no momento da denúncia, o político era deputado federal.