• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Candidato de extrema direita, Javier Milei vence as primárias na Argentina
Mundo

Candidato de extrema direita, Javier Milei vence as primárias na Argentina

Apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, lidera apuração das Primárias Abertas e desafia tradicionais alianças políticas do país

Por Da Redação
Ás

Candidato de extrema direita, Javier Milei vence as primárias na Argentina

Foto: Reprodução/ twitter

Nas Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso), realizadas no último domingo (13), na Argentina, o candidato da extrema direita, Javier Milei, conquistou uma vitória surpreendente. Com 69% dos votos apurados, os dados oficiais confirmaram que Milei foi o grande vencedor, obtendo 31,86% dos votos. O candidato, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, superou a soma dos pré-candidatos da aliança opositora Juntos pela Mudança, Patricia Bullrich e Horacio Rodríguez Larreta, que alcançaram 27,77%, ocupando a segunda posição.

A aliança governista União pela Pátria, por sua vez, ficou em terceiro lugar, com 26,04% dos votos, registrando um dos piores resultados já vistos para o peronismo nas últimas décadas. Isso sugere que a Casa Rosada, sede do governo argentino, enfrenta desafios para assegurar uma vaga no segundo turno.

As Paso, que definem os candidatos que avançarão para a eleição presidencial em 22 de outubro, também tiveram impacto na disputa pelas vagas na Câmara e no Senado. Os argentinos também votaram para eleger candidatos aos governos regionais de províncias como Buenos Aires e Entre Rios.

Com sua vitória nas primárias, Javier Milei emerge como um forte candidato, e sua principal rival será Patricia Bullrich, vencedora das primárias da aliança opositora. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.