• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Candidatos as eleições municipais de 2020 podem solicitar mudança de domicílio eleitoral até sábado (4)

Candidatos as eleições municipais de 2020 podem solicitar mudança de domicílio eleitoral até sábado (4)

Secretaria de Planejamento de Estratégia de Eleição já analisou 125 pedidos

Por Da Redação
Ás

Candidatos as eleições municipais de 2020 podem solicitar mudança de domicílio eleitoral até sábado (4)

Foto: Divulgação/Ascom TRE-RJ

Pessoas que desejam se candidatar nas eleições municipais deste ano tem até este sábado (4), para modificar o domicílio eleitoral. Todo o processo será realizado por e-mail junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por causa da pandemia do novo coronavírus.

O TRE informou, em nota, na última quinta-feira (2), que, até a quarta-feira (1º), a Secretaria de Planejamento de Estratégia de Eleição havia analisado 125 pedidos de transferência de domicílio eleitoral. Deste número, 59 foram encaminhados para as zonas e 66 estão aguardando diligências por apresentarem problemas na documentação enviada.

Já os candidatos interessados na mudança, devem acessar o site do TRE-BA e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral. Logo depois, eles precisarão providenciar um documento de identificação oficial, a Carteira de Trabalho não é mais aceita. Também é necessário um comprovante de residência atual, que pode ser em nome do eleitor, do respectivo cônjuge, companheiro (a) ou de parente até 2º grau.

Etapas

Primeiro o candidato deverá preencher o requerimento e reunir todos os documentos para encaminhar o pedido para o seguinte endereço eletrônico: domiciliocandidato@tre-ba.jus.br. 

Depois, os candidatos devem aguardar os cartórios eleitorais entrarem em contato por e-mail ou telefone para agendar uma data de assinatura do Requerimento de Alistamento Eleitoral. Essa etapa será presencial, já que, por uma questão de segurança contra fraudes no processo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não autorizou a utilização de assinaturas digitais.

De acordo com o TRE, todos os cartórios eleitorais da Bahia já estão instruídos a observar a distância mínima a ser estabelecida entre o requerente e o servidor, seguindo orientações do Ministério da Saúde.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário