Candidatos negros e mulheres receberão recurso para a campanha eleitoral apenas em setembro
Partidos políticos solicitaram mudança ao TSE. A previsão do repasse será de 8 do próximo mês
Foto: Marcelo Camargo
Os repasses do fundo eleitoral destinado para candidaturas femininas e de pessoas negras nas eleições de 2024 devem ser feitos em setembro, a previsão é de serem realizadas até o oitavo dia do mês. Partidos políticos foram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (26) para solicitar a mudança da data limite. Anteriormente, os partidos teriam até 30 de agosto para realizar os repasses.
Segundo Gleisi Hoffman, a deputada e presidente do PT Nacional, os partidos só receberam os recursos no dia 19 de agosto e existe uma dificuldade em realizar os repasses de acordo com cada cota. Os partidos pediram que a data mudasse para 15 de setembro, mas foi decidido um meio-termo.
“Houve o entendimento de que o repasse para as candidaturas pretas e pardas e também para as mulheres têm que se dar até o dia 30 nas contas nacionais dos partidos. E não necessariamente para cada candidato, porque operacionalmente isso seria muito difícil. Então, estando nas contas nacionais, dividido nos quatro quadrantes, recurso para homens brancos, recurso para homens negros, recurso para as mulheres negras, recurso para as mulheres brancas, está cumprido o prazo do dia 30”, afirmou a deputada.