Cão-robô é utilizado em parques de Singapura para alertar pessoas sobre distanciamento social
O robô está sendo usado durante as horas de menor movimento
Foto: Reprodução
O Spot, conhecido como cão-robô, já foi utilizado para servir de intermediário entre profissionais de saúde e pessoas infectadas com o novo coronavírus em hospitais. Agora, o assistente passa a ter uma nova função, está sendo usado no parque Bishan-Ang Mo Kio, em Singapura, para lembrar as pessoas, de que devem manter a distância social.
Para o novo serviço, o programa de utilização do Spot prevê um piloto de duas semanas, durante as horas de menor movimento. Um operador humano, à distância, controla o Spot e transmite uma mensagem pré-gravada para encorajar o distanciamento social. As câmaras colocadas no robô servirão para monitorar ajuntamentos. As autoridades reforçam que as imagens não vão ser usadas para reconhecimento facial ou para recolher dados pessoais.
Os responsáveis pela iniciativa informam que o Spot tem sensores de segurança para poder circular sem colidir com pessoas e objetos e garantem que, em caso de sucesso neste piloto, o robô será usado para controlar o parque também nas horas de pico.