Caoa Chery oferece novo câmbio CVT no Arrizo 5
Preços sobem e carro fica mais equipado na linha 2021
O sedã Arrizo 5 nem de longe é um protagonista do segmento. Ao transitar entre os consagrados sedãs médios e os modelos menores e bem equipados, o sedã tem um bom pacote e preço para se destacar. Ao comemorar 1% de market share a Caoa Chery atualiza o Arrizo 5 que já está na linha 2021.
Fica o motor 1.5 turbo flex de até 150cv e entra em cena o novo câmbio CVT que agora simula nove marchas. Segundo a marca o carro está até 11% mais eficiente, econômico e um pouco mais equipado para enfrentar uma vida difícil entre produtos bem posicionados.
Em termos de design o Arrizo 5 não teve nenhuma mudança e segue bem equipado. São itens de série o controle de estabilidade e tração além de distribuidor de frenagem EBD, dois airbags na versão RT e seis na RTS, freios a disco nas quatro rodas, sistema de partida com chave presencial e botão, central multimídia com Android e Apple CarPlay com sensor e câmera de ré, ar condicionado automático entre outros itens.
Durante o evento de lançamento, no interior de São Paulo, onde o Farol da Bahia esteve presente, foi possível perceber a ênfase da marca na troca do câmbio, agora denominado "CVT 25". Com as mesmas dimensões, a engenharia recalibrou a transmissão que simula nove marchas porém a última só aparece no modo manual. A marca promete até 11% de economia de combustível.
O teste drive teve 200km com um pequeno trecho urbano no trânsito pesado da capital paulista e nas estradas em boa parte do tempo. O novo câmbio fabricado pela chinesa WLY (a mesma da versão anterior) mostra relações um pouco mais diretas e rapidez para devolver força ao pisar no acelerador, principalmente após 2.500rpm. Mantendo 100km/h o Arrizo trabalha por volta de 2100rpm.
Apesar da potência interessante com 150cv com etanol (147cv com gasolina), o motor 1.5 turbo se mostra ruidoso às vezes e a direção fica virtualmente pesada em alta velocidade retardando as reações. O torque agora ficou em 21,4kgfm, ganho sensível frente aos 19,4kgfm da versão anterior. Mesmo confortável para os cinco ocupantes especialmente no banco traseiro com túnel baixo, a suspensão poderia ter curso um pouco mais longo e menos "seco" ao passar por buracos e valetas.
A multimídia de 8 polegadas tem Android Auto e Apple CarPlay. Fica a ressalva apenas pelo ofuscamento da tela em dias ensolarados e o fato do equipamento ter apenas uma entrada USB no console. Os passageiros do banco traseiro ainda ficam sem ponto de carga ou saída do ar condicionado.
Certamente o preço do Arrizo 5 o coloca como um competente aspirante a protagonista em um segmento disputado por produtos de marcas bem tradicionais. O sedã tem três anos de garantia para o veículo e cinco anos de garantia para o motor e câmbio.
O Arrizo 5 2021 é vendido em duas versões: RT por R$ 74,5 mil e a RTS por R$ 83,5 mil.