• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Capital da Bahia é transferida para Cachoeira como marco do início do 2 de Julho
Bahia

Capital da Bahia é transferida para Cachoeira como marco do início do 2 de Julho

Data celebra atuação do povo baiano na expulsão dos portugueses do território brasileiro

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Capital da Bahia é transferida para Cachoeira como marco do início do 2 de Julho

Foto: Elias Mascarenhas/Divulgação

O município de Cachoeira, no recôncavo baiano, foi transformada em sede do Governo da Bahia nesta terça-feira (25). A medida, que torna a cidade posto de capital do estado de maneira simbólica, é lei desde 2007 e rconhece as lutas que marcaram a Independência do Brasil na Bahia.

A transferência também dá início aos festejos do 2 de Julho, feriado estadual que celebra o fim das batalhas que resultou na expulsão dos portugueses do território baiano, naquela data, no ano de 1823. 

Em 25 de junho de 1822, a população de Cachoeira concordou em proclamar Dom Pedro de Alcântara como regente constitucional e defensor perpétuo do Brasil. Os cachoeiranos defendiam a formação de um governo composto por brasileiros, o que não foi aceito pelos lusitanos, que buscavam a manutenção da dominação colonial.

A partir disso, houve a primeira batalha entre os grupos e após três dias, em 28 de junho, os baianos tomaram uma embarcação portuguesa atracada às margens do Rio Paraguaçu. As lutas chegaram até Salvador, onde foi travada a batalha final, em de 2 de julho de 1823 - mesmo depois do 7 de setembro de 1822, conhecido como Dia da Independência do Brasil. Com a vitória do povo baiano, foi marcada, de forma definitiva a expulsão da Coroa Portuguesa do Brasil, 201 anos atrás.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário