Carla Zambelli: Hugo Motta vai avaliar determinação do STF sobre suplente com o departamento jurídico da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados tem até 48h para realizar a diplomação do substituto da parlamentar.

Foto: Mario Agra / Agência Câmara de Notícias
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve se reunir com o departamento jurídico da Casa no domingo (14) para avaliar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, quanto a diplomação do suplente de Carla Zambelli . As informações são do site O GLOBO.
A reunião seria um meio de demonstrar a oposição que Motta tentou preservar a decisão do plenário tomada na última quarta-feira (1O), mas também uma um caminho indispensável para o desenvolvimento de uma resposta política, como apontam aliados do presidente da Casa.
48h para decisão
O ministro Alexandre de Moraes determinou que Hugo Motta tem até 48h para diplomar o suplente da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A determinação foi confirmada por unanimidade pelo plenário da Primeira Turma do STF na sexta-feira (12) e deve ser publicada pelo deputado até a segunda-feira (15).
A decisão sobre a perda do mandato pelo ministro, mesmo após o plenário votar pela manutenção do cargo da deputada, tem relação com as faltas. De acordo com a Constituição, é possível determinar a perda de mandato como punição para ausências.
O fato tem sido celebrado pelos governistas, mas a oposição vê como invasão de competências do Legislativo pelo Judiciário e espera uma reação de Hugo Mota.
Caso a tendência apontada por aliados de Motta, que afirmam que ele vai declarar a cassação e posse do suplente, se concretize, Adilson Barroso (PL-SP) deve assumir o cargo. Ele obteve mais de 62 mil votos em 2022 e já ocupou três vezes a vaga de outros deputados desde as eleições.


