Carlinhos Brown defende Claudia Leitte após polêmica por mudar letra de música: 'Não é racista'

Cantora foi criticada pelo secretário de Cultura e Turismo de Salvador após substituir o verso "Saudando a rainha Iemanjá" por "Eu canto ao meu Rei Yeshua"

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Carlinhos Brown defende Claudia Leitte após polêmica por mudar letra de música: 'Não é racista'

Foto: Reprodução/TV Globo

O cantor e compositor Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte, criticada por mudar um verso da música ‘Caranguejo’, durante show realizado no último sábado (14), em Salvador.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, a artista canta "Eu canto ao meu Rei Yeshua", ao invés da letra original "Saudando a rainha Iemanjá". A festa foi realizada no Candyall Guetho Square, espaço criado pelo próprio Brown em Salvador e sede da Timbalada.

"Para quem não sabe, Yeshua é Oxalá e Oxalá é marido de Iemanjá. Dá licença, não quero me meter em polêmica. (...) Se ela mudou a letra, a responsabilidade é dela como artista. Mas imaginar que ela é uma pessoa racista, isso é um grande engano", disse Brown em coletiva na quarta-feira (18).

Em texto publicado nas redes sociais, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, lembrou que a palavra "axé" vem de origem yorubá e que quando um artista usa o movimento por um tempo, faz sucesso e depois muda, desrespeitando as letras e retirando o nome de orixás, está sendo racista.

Em alusão ao posicionamento, Brown disse que pode “garantir” que Claudia não é uma pessoa racista. "O Guetho é uma casa laica. Todas as pessoas têm direito a ter suas manifestações. (...) [A atitude de Claudia] É uma coisa que eu não queria estar falando porque é polêmica, e eu tenho uma espiritualidade muito acentuada. Mas eu posso te garantir que Claudia Leitte não é uma pessoa racista", declarou.

O comentário de Tourinho teve grande repercussão e ganhou o apoio de Ivete Sangalo. Nos comentários da publicação, a artista disse: "Sim!", seguido por emojis de palmas em concordância.

Claudia não se manifestou sobre a polêmica. Em publicação feita na quarta ela apenas confirmou novas datas dos shows pré-carnaval. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário