Cármen Lúcia assume vice-presidência e Nunes Marques toma posse como ministro efetivo do TSE
Mudanças na composição do Tribunal Superior Eleitoral trazem novos membros e definem cargos importantes
Foto: SCO/STF | Agência Brasil
A ministra Cármen Lúcia tomou posse como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão desta quinta-feira (25). Antes da sessão de julgamentos, o ministro Kassio Nunes Marques tomou posse hoje como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.
Por 6 votos a 1, o Plenário do TSE elegeu a ministra para ocupar o cargo em razão do término do mandato do ministro Ricardo Lewandowski na Corte Eleitoral. A eleição foi realizada com o uso da urna eletrônica e tinha como candidato também o ministro Nunes Marques.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, parabenizou Nunes Marques pela posse e expressou sua confiança de que sua experiência anterior no Tribunal Regional Eleitoral, como advogado, membro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e do STF será uma contribuição valiosa para a Justiça Eleitoral.
Moraes destacou a importância de dar posse à ministra Cármen Lúcia como vice-presidente da Corte, ressaltando que é uma honra pessoal e institucional. Cármen assumirá a presidência do TSE em junho de 2024, quando Moraes deixará o tribunal, e será responsável por comandar as próximas eleições municipais.