Carrefour afirma que boicote de frigoríficos brasileiros gera impacto na venda de carnes
Tudo ocorreu depois que o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, dizer que a rede não compraria a carne do Mercosul, na França
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O Carrefour Brasil comunicou nesta segunda-feira (25) que frigoríficos cessaram o abastecimento de carne à rede de supermercados. "Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes", informou a rede, em nota.
"Estamos em diálogo constante na busca de soluções que viabilizem a retomada do abastecimento de carne nas nossas lojas o mais rápido possível", concluiu.
Grandes frigoríficos brasileiros pararam de vender, na quinta-feira (21), carne bovina para o grupo francês de varejo, que é dono também do Atacadão e do Sam's Club.
A atividade ocorreu após o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, dizer, na última quarta-feira (20), que a rede pararia de comprar carne do Mercosul para o mercado francês, em uma carta para um sindicado agrícola francês.
Os produtores rurais do França, assim como de outros países da Europa, são contra o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Uma das inquietações é de que o preço dos produtos agrícolas e pecuários sul-americanos tornem-se mais baratos no bloco, comparado às mercadorias europeias.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta segunda-feira (25), declarou que se sente “feliz” com a reação de frigoríficos brasileiros em parar com fornecimento de carne a rede Carrefour no Brasil.
"A França compra carne do Brasil há quarenta anos, só agora que ele foi detectar isso? Então é um absurdo, ainda mais querer fazer barreira comercial (...) Eu estou feliz com a atitude dos nossos fornecedores, se para o povo francês, o Carrefour não serve para comprar carne brasileira, o Carrefour também não compre carne brasileira para colocar nas suas lojas aqui no Brasil” disse, Carlos Fávaro.
Confira a nota oficial do grupo Carrefour Brasil
"Nós, do Grupo Carrefour Brasil, lamentamos profundamente a atual situação e reafirmamos nossa estima e confiança no setor agropecuário brasileiro, com o qual sempre mantivemos uma relação sólida e de parceria. Entendemos a importância deste setor para a economia e para a sociedade como um todo, e continuamos comprometidos com o fortalecimento dessa relação.
Infelizmente, a decisão pela suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade.
Há 50 anos temos construído e mantido uma excelente relação com nossos parceiros e fornecedores, pautada pela confiança mútua. Por isso, estamos em diálogo constante na busca de soluções que viabilizem a retomada do abastecimento de carne nas nossas lojas o mais rápido possível, respeitando os compromissos que temos com nossos mais de 130 mil colaboradores e com milhões de clientes em todo o Brasil.
Reiteramos nosso compromisso com o país, o respeito ao consumidor e a transparência em todas as etapas deste processo. Seguiremos trabalhando para resolver essa situação da melhor forma possível, sempre com o objetivo de atender com qualidade e excelência aos nossos clientes."