Carro elétrico barato da Stellantis tem produção suspensa na Europa
Subcompacto não empolga consumidor europeu e Stellantis disse estar avaliando alternativas

A Leapmotor vem crescendo a passos largos na Europa. Depois do sucesso do C10 que também será oferecido no Brasil e do B10 que chega em breve, o compacto T03 teve sua passagem abreviada. A Stellantis que é dona de 51% das ações da Leapmotor anunciou que o carro não é mais produzido em Tychi, na Polônia, desde 30 de março.
Após nove meses de produção o subcompacto elétrico deixou de ser produzido sem motivo aparente. A Stellantis anunciou a suspensão por meio de um comunicado onde confirmava o fato e que está “avaliando diferentes formas de produção”.
Fato é que as vendas do Leapmotor T03 não empolgaram o consumidor europeu apesar do sucesso do C10 e da expectativa pelo B10. Com 450 pontos de venda na Europa, o T03 após nove meses de produção nunca esteve nem entre os 10 mais vendidos, posto que tem hoje veículos como Fiat Panda, Toyota Aygo X, Citroën e-C3, Peugeot e-208 e até o novo Renault 5.
Na mesma fábrica polonesa são feitos o Fiat 500, Fiat 600 e também o Avenger além do Alfa Romeo Junior.
No entanto, também há uma razão fiscal para a suspensão no ritmo de produção. O governo chinês pediu aos fabricantes de automóveis que pausassem grandes investimentos no exterior em países que apoiaram as novas tarifas da UE sobre veículos elétricos fabricados na China.
“Embora a empresa continue totalmente envolvida no lançamento dos veículos Leapmotor na Europa, no momento ela está avaliando diferentes opções de produção”, disse a Stellantis em um comunicado de imprensa.
Hoje a Stellantis detém 51% da Leapmotor e além da Polônia o grupo pode expandir a produção dos modelos eletrificados para a Espanha.