• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Carta roubada de Cristóvão Colombo é devolvida à Itália pelos EUA após décadas
Mundo

Carta roubada de Cristóvão Colombo é devolvida à Itália pelos EUA após décadas

Documento foi encontrado com um colecionado nos EUA e é datada do século 15

Por Da Redação
Ás

Carta roubada de Cristóvão Colombo é devolvida à Itália pelos EUA após décadas

Foto: Imigração e Alfândega dos EUA

Os Estados Unidos devolveram uma carta roubada do século 15 de Cristóvão Colombo a Itália, segundo anunciou o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) dos EUA na quarta-feira (20). Essa é uma das 30 primeiras edições sobreviventes da carta do explorar anunciando suas descobertas do continente americano ao rei Fernando e à rainha Isabel da Espanha em 1493. 

Acredita-se que o item seja uma versão roubada da Biblioteca Nazionale Marciana em Veneza, na Itália, na década de 1980. Foi encontrado na posse de um colecionador particular nos Estados Unidos.

A versão que voltou à Itália esta semana é conhecida como edição Plannck I. Recebeu o nome de Stephan Plannck, um importante impressor que publicou duas edições da carta há mais de 500 anos.

“Esta é a quarta edição original desta carta roubada nas últimas décadas e não poderíamos estar mais felizes em devolvê-la”, disse Patrick J. Lechleitner, vice-diretor de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos em um comunicado.

Entre as outras cópias roubadas estão uma que as autoridades dos EUA enviaram de volta para uma biblioteca na Cidade do Vaticano em 2018 e outra que foi devolvida à Biblioteca da Catalunha, na Espanha.

A devolução da carta à Itália faz parte de um esforço mais amplo dos Estados Unidos para repatriar objetos roubados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário