Economia

Carteira de crédito deve elevar 0,7% em outubro, diz Febraban

Observando o mesmo período do ano passado, o crescimento deve chegar a 15,7%

Por Da Redação
Ás

Carteira de crédito deve elevar 0,7% em outubro, diz Febraban

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) deve apresentar uma alta de 0,7% em outubro na comparação com setembro, de acordo com a Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Na avaliação com outubro do ano passado, a elevação deve chegar a 15,7%, desacelerando diante da observação do crescimento anual do mês anterior, de 16,8%.

Como afirmou a entidade, os programas de crédito públicos para empresas, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o FGI-Peac, podem impulsionar as originações de crédito direcionado, permitindo a expansão da carteira como um todo. Em recursos livres, a alta deve ser menor no mês, de 0,2%.

Em consequência desse movimento, a carteira direcionada pode acelerar a alta anual, passando de 13,5% para 14%, na contramão do movimento do saldo total. No mês, o avanço dessa carteira deve ser de 1,5%, segundo o levantamento.

“A pesquisa mostra que a alta de outubro deve ser liderada pelo crédito às empresas, com avanço de 2,2%, que segue apresentado um volume robusto de operações nos programas de crédito para as micro, pequenas e médias empresas, como o Pronampe e o Peac-FGI”, diz Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.