Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia amplia postos e modifica forma de atendimento para interessados em fazer o novo documento
Alterações entrarão em vigor a partir desta quarta-feira (3)

Foto: Divulgação/SAC Bahia
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia ampliou os postos e modificou a forma de atendimento para os interessados em fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As alterações entrarão em vigor a partir desta quarta-feira (3), em três postos de Salvador, dois da Região Metropolitana (RMS) e todos do interior.
• Bahia inicia atendimento por ordem de chegada para nova Carteira de Identidade Nacional nesta segunda (1º)
• SAC inicia atendimento por ordem de chegada para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
O início do atendimento será no período da manhã, por ordem de chegada. Para garantir o atendimento no período da tarde, ainda é preciso fazer o agendamento prévio via aplicativo ou pelo portal do órgão.
Confira os SACs incluídos na mudança:
• Barra;
• Comércio;
• Pituaçu;
• Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia) ;
• Camaçari (Boulevard Shopping);
• Outros 21 postos do interior do estado.
Já a partir da próxima segunda-feira (8), os 51 Pontos SAC, ligados a unidades compactas em pequenas cidades no interior baiano, vão realizar o atendimento 100% por ordem de chegada.
Por fim, na quarta-feira (10), em Salvador, os postos SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai vão seguir o novo padrão estabelecido pelo órgão (atendimento por ordem de chegada pela manhã e via agendamento prévio pela tarde), também válido para os postos de Simões Filho, na Região Metropolitana (RMS).
O interessado em garantir a CIN deve apresentar a certidão de nascimento ou estado civil original.
CIN obrigatória a partir de 2032
A primeira via da nova CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Será possível incluir ainda o número da CNH, da carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, bem como condições de saúde e informações relacionadas ao tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. A inclusão do nome social também é uma das novidades.
Além da versão impressa, a CIN terá uma versão digital que ficará disponível no GOV. BR. Um QRCode também estará presente para a verificação de autenticidade e de dados.
A validade da carteira é de acordo com a idade. No caso de pessoas de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; a partir dos 12 até os 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos. A validade é indeterminada a partir dos 60 anos.
Com isso, a nova CIN passará a ser obrigatória para os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032.