• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia amplia postos e modifica forma de atendimento para interessados em fazer o novo documento

Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia amplia postos e modifica forma de atendimento para interessados em fazer o novo documento

Alterações entrarão em vigor a partir desta quarta-feira (3)

Por Da Redação
Às

Carteira de Identidade Nacional: SAC Bahia amplia postos e modifica forma de atendimento para interessados em fazer o novo documento

Foto: Divulgação/SAC Bahia

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia ampliou os postos e modificou a forma de atendimento para os interessados em fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As alterações entrarão em vigor a partir desta quarta-feira (3), em três postos de Salvador, dois da Região Metropolitana (RMS) e todos do interior.

Bahia inicia atendimento por ordem de chegada para nova Carteira de Identidade Nacional nesta segunda (1º)
SAC inicia atendimento por ordem de chegada para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

O início do atendimento será no período da manhã, por ordem de chegada. Para garantir o atendimento no período da tarde, ainda é preciso fazer o agendamento prévio via aplicativo ou pelo portal do órgão.

Confira os SACs incluídos na mudança:

• Barra;
• Comércio;
• Pituaçu;
• Lauro de Freitas (Parque Shopping Bahia) ;
• Camaçari (Boulevard Shopping);
• Outros 21 postos do interior do estado.

Já a partir da próxima segunda-feira (8), os 51 Pontos SAC, ligados a unidades compactas em pequenas cidades no interior baiano, vão realizar o atendimento 100% por ordem de chegada.

Por fim, na quarta-feira (10), em Salvador, os postos SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai vão seguir o novo padrão estabelecido pelo órgão (atendimento por ordem de chegada pela manhã e via agendamento prévio pela tarde), também válido para os postos de Simões Filho, na Região Metropolitana (RMS).

O interessado em garantir a CIN deve apresentar a certidão de nascimento ou estado civil original.

CIN obrigatória a partir de 2032

A primeira via da nova CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Será possível incluir ainda o número da CNH, da carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, bem como condições de saúde e informações relacionadas ao tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. A inclusão do nome social também é uma das novidades.

Além da versão impressa, a CIN terá uma versão digital que ficará disponível no GOV. BR. Um QRCode também estará presente para a verificação de autenticidade e de dados.

A validade da carteira é de acordo com a idade. No caso de pessoas de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; a partir dos 12 até os 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos. A validade é indeterminada a partir dos 60 anos.

Com isso, a nova CIN passará a ser obrigatória para os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário