Brasil

Carteira Digital de Trânsito permitirá transferir veículos em 2021

CDT terá dois novos recursos no próximo semestre

Por Da Redação
Ás

Carteira Digital de Trânsito permitirá transferir veículos em 2021

Foto: Agência Brasil

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) irá oferecer outros serviços aos motoristas em 2021 como, por exemplo, a transferência de veículos. Atualmente, a ferramenta, que surgiu em 2019, tem diversos recursos. Entre eles, alerta de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta de multas e informação sobre recalls.  Além disso, permite que o motorista pague multas com até 40% de desconto.

A novidade divulgada nesta quarta-feira (30), pelo o Jornal do Carro, foi confirmada pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro. Segundo ele, a CDT terá dois novos recursos no próximo semestre. O primeiro deles será a função “real infrator”. Com ela, será possível indicar o condutor que foi multado. Tudo validado no aplicativo. Ela chega no primeiro trimestre.

Transferência de carros

Ainda de acordo com Carneiro, até junho de 2021 a CDT vai liberar a função para realizar a transferência dos veículos. Contudo, o recurso só vai funcionar para quem já estiver cadastrado na CDT. Segundo Frederico Carneiro, o app superou recentemente os 10 milhões de usuários. “Com os Detrans conectados, a transferência dos veículos será quase instantânea”.

No caso da função “real infrator”, Carneiro antecipa que o processo será semelhante. “O carro está no seu nome. Aí, no fim de semana você empresta para um primo e ele é multado. Nesses casos, será possível indicar quem levou a multa. Um usuário envia o comando a outro, eles conversam e indicam o real infrator pelo aplicativo”, disse.

Atualmente, a CDT já permite indicar o principal condutor de um veículo. A função permite que o proprietário de um veículo aponte quem é o principal condutor, aquele que mais dirige. Assim, ao indicar o motorista mais habitual, as multas vão diretamente para ele, e não para o dono.

Motoristas

Apesar da marca de 10 milhões de usuários, ainda há um grande contingente de motoristas que não usam o aplicativo. De acordo com Frederico Carneiro, o Brasil tem hoje cerca de 70 milhões de condutores habilitados. No entanto, apenas 45 milhões já possuem a CNH com o QR Code. Ela é a chave para obter a versão digital do documento.

O chefe do Denatran acredita que as novas funcionalidades irão trazer mais usuários. A CDT foi criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário