Cartunista e chargista Paulo Caruso morre aos 73 anos
Caruso estava internado em hospital de São Paulo
Foto: Divulgação
Faleceu na madrugada deste sábado (4), aos 73 anos, o cartunista e chargista Paulo Caruso, nome recorrente do Salão Internacional de Humor de Piracicaba desde as primeiras edições do evento, ainda na década de 1970. Ele estava internado em um hospital de São Paulo.
Paulo Caruso também ficou nacionalmente conhecido pelas charges na revista Época e desenhos no programa Roda Viva, na TV Cultura. Era irmão gêmeo de outro famoso artista gráfico, Chico Caruso.
Dentre tantos jornais e revistas em que atuou, Caruso desenhou na década de 70 no O Pasquim, ao lado de Millôr Fernandes (1923-2012), Jaguar e Ziraldo.
Teve, ainda, um relevante trabalho com Histórias em Quadrinhos e como músico, por meio da banda Conjunto Nacional. Em 1985, durante o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Paulo formou com Chico e outros cartunistas a Muda Brasil Tancredo Jazz Band. Luis Fernando Veríssimo, Cláudio Paiva e Mariano juntaram-se mais tarde ao conjunto.
A última participação de Paulo Caruso no Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi na 49ª edição, em 2022. Ele realizou a mostra paralela Na roda com Paulo Caruso, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, que contava com uma seleção de 40 charges e caricaturas autorais, feitas durante os mais de 35 anos do programa Roda Viva.
Também recebeu muitos prêmios, como o de melhor desenhista, em 1994, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).