Michel Telles

Casa Pia realiza missa honrosa a Joaquim e Sant'Ana, os avós de Jesus Cristo!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Casa Pia realiza missa honrosa a Joaquim e Sant'Ana, os avós de Jesus Cristo!

Foto: Divulgação Assessoria

A Casa Pia de São Joaquim, instituição filantrópica localizada no bairro da Calçada, em Salvador, realizará a sua tradicional missa honrosa a São Joaquim e Sant'Ana, os avós de Jesus Cristo, no dia 26 de julho, às 10 horas. O ato litúrgico, aberto à comunidade, será presidido pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio.

Tradição no calendário religioso da cidade, a missa acontece todos os anos na instituição, em devoção a São Joaquim, padroeiro da Casa Pia, e a sua esposa, Sant’Ana. Por serem avós de Jesus, eles são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós - por isso, nesta data é celebrado o Dia dos Avós, que também são homenageados na missa.

"Convidamos toda a comunidade a celebrar São Joaquim e Sant'Ana conosco, e a conhecer mais sobre a nossa entidade filantrópica, que há mais de dois séculos promove ações sociais e de acolhimento a crianças. Temos como principal projeto a Escola Casa Pia de São Joaquim, uma instituição gratuita de educação infantil, que atende mais de 200 alunos da comunidade, de 2 a 5 anos, em turno integral”, conta Jayme Garcia Rosa Filho, provedor da Casa Pia.


Saiba mais sobre a Casa Pia de São Joaquim

Tombada como patrimônio material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1938, e com grande relevância histórico-social na cidade de Salvador, a Casa Pia foi fundada em 1799, para servir de asilo a órfãos desamparados. Seu conjunto arquitetônico faz parte do Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Ao longo dos anos, além dos órfãos, também foram acolhidos pela instituição os filhos de feirantes da Feira de São Joaquim, de mães solo que não tinham com quem deixá-los para ir trabalhar, de famílias carentes do bairro e os filhos e netos de pessoas escravizadas. O local desempenhou papel importante na fase de transição do trabalho escravo para o assalariado, retirando menores da rua e dando a eles a oportunidade de aprendizado.

A entidade filantrópica deixou de funcionar como orfanato em 2004. Depois disso, criou a Escola Casa Pia de São Joaquim, voltada à educação infantil gratuita e integral de crianças em situação de vulnerabilidade. O projeto é mantido através da receita arrecadada com a locação dos espaços do Cerimonial Casa Pia de São Joaquim, que funciona no mesmo local e possui diversos salões voltados a eventos sociais, culturais, acadêmicos e corporativos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário