Casal negro sofre racismo dentro de supermercado em São Paulo
Em nota, Extra afirmou que condena condutas discriminatórias

Foto: Reprodução/TV Globo
Um casal negro foi obrigado a esvaziar a bolsa dentro de uma loja da rede de supermercados Extra em Campo Belo, zona sul de São Paulo, para revista. Na ação, o único objeto encontrado foi uma Bíblia. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) informou nesta quinta-feira (29), que investiga o caso.
Edgar Oliveira de Carvalho, homem que estava ao lado da mulher, relatou, em entrevista ao portal G1, o acontecido: “A moça me deu o valor, peguei meu cartão para pagar e ela disse: ‘Preciso ver tua bolsa’. Eu falei: ‘Sério?'”, relatou. “Eu perguntei para ela: ‘Você tem alguma dúvida se coloquei algo dentro?’. Fiquei sem ação. Me faltou o chão”, contou Letícia Reis Oliveira de Carvalho. Na ocasião, a mulher ainda afirmou que só abriria a bolsa com a presença da polícia. Quando a polícia chegou ao local, Edgar virou a bolsa no carrinho e, dentro, havia uma carteira, uma bolsa de remédios e uma Bíblia. O casal prestou boletim de ocorrência logo após o ocorrido.
O Extra afirmou, em nota, que condena condutas discriminatórias. A administração da rede de supermercado também disse que acionou a loja e deu início a um processo interno de investigação. Além disso, o supermercado disse que possui um calendário de treinamentos, atualizações de procedimentos e formações para todos os funcionários e prestadores de serviço, que incluem o combate ao preconceito.