• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Casamendoeira: projeto baiano abre inscrições gratuitas para ocupação artistica

Casamendoeira: projeto baiano abre inscrições gratuitas para ocupação artistica

Ação é voltada para mulheres trans, travesti e cis; veja

Por Da Redação
Ás

Casamendoeira: projeto baiano abre inscrições gratuitas para ocupação artistica

Foto: Divulgação

Visando semear um espaço cultural dedicado às artes no município de Conceição da Feira, a cerca de 120 km de Salvador, a artista Deisiane Barbosa abriu inscrições para a residência do projeto “ocupação casamendoeira”. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de abril (aqui). A residência artística será realizada entre 20 e 31 de maio. 

“Terra que brota fruto. Adubo. Chão cavado, líquido submerso. Água e Terra. Adobe que se faz morada. Casa. Lugar de pouso, exposição. Memória ancestral. Planta que é cumeeira, amendoeira. Terreno encruza, partilha ancestral. Plantio aguado, reflorestado. Árvore a brotar artes. Todo este jogo de palavras é ‘casamendoeira’, intervenção artística a ser realizada em um espaço que influencia minhas experiências performativas e poéticas”, explica Deisiane.

A chamada é voltada exclusivamente para mulheres baianas (trans, travesti, cis) ou que morem em território baiano há pelo menos 2 anos, com trajetória de produções em artes visuais, nas diversas linguagens - desenho, gravura, pintura, fotografia, instalação, videoarte, videoinstalação, performance, dentre outras. 

O resultado da seleção será divulgado dia 2 de maio. As quatro mulheres selecionadas irão vivenciar 12 dias de residência na casa, localizada na encruzilhada de terra massapê do Recôncavo Baiano e da “quentura” sertaneja. A partir dessa vivência que marca a inauguração da casamendoeira, o objetivo do projeto é que as residentes possam fazer intercâmbios artístico-poéticos e produzam narrativas visuais que dialoguem com as memórias da casa, seus ambientes e as habitantes do lugar.

Cada residente ganhará uma bolsa no valor de R$ 1.500, mais R$ 800 destinados à produção do trabalho, bem como transporte e embalagem de suas próprias obras. Além da residência artística e da exposição, serão realizadas oficinas criativas voltadas aos estudantes da Escola Municipal Firmino Dias, situada no Povoado do Cruzeiro, nos dias 29 e 30 de maio de 2023. 

Foto:Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário