Casar ou não no carnaval? Confira o que se atentar ao organizar a celebração nesta época!
Especialista do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, lista dicas para os casais que escolhem dizer sim em meio à folia carnavalesca

Foto: Reprodução/Instagram
Casar ou não no carnaval virou dilema entre inúmeros casais, visto que o feriado nacional é amplamente aguardado pelos brasileiros. De acordo com um levantamento do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, em conjunto com a Assessoria VIP, comportamentalmente os meses de fevereiro e março são os menos procurados pelos casais. Em 2024, eles somaram somente 8,1% das celebrações de casamento.
Vale destacar que todos os dias são ideiais para uma celebração de casamento, independente da época ou estação do ano, por exemplo. No entanto, é necessário considerar alguns fatores na hora de dar o primeiro passo para a organização da cerimônia: a escolha da data.
Pensando nisso, Paula Raimo, líder de growth do Casar.com, reuniu abaixo algumas vantagens e cuidados que os casais devem ter ao organizar a cerimônia em época de carnaval. Confira:
Faça a lista dos convidados: A maioria das pessoas se organizam com antecedência para aproveitar o feriado prolongado, o que envolve programações de viagens com amigos e familiares. Isto pode impactar a lista de convidados, visto que alguns provavelmente já terão outros compromissos agendados, enquanto, por outro lado, se os casais idealizam um mini wedding, por exemplo, a data pode ser uma excelente opção.
Também é possível planejar um destination wedding, com elementos típicos de carnaval, como escola de samba, grupo de pagode, marchinhas, entre outros. Aproveite da criatividade para idealizar um cenário temático com a essência da folia.
Para auxiliar a gestão da lista de convidados e, até mesmo, os convites com antecedência, os casais podem apostar na criação de um site exclusivo do casamento. Isto possibilitará que familiares e amigos tenham fácil acesso às informações essenciais da celebração em um só lugar e ainda recebam um save the date digital e personalizado.
Contrate os fornecedores com antecedência: Trata-se de uma época com inúmeros outros eventos, a exemplo dos corporativos e, até mesmo, do próprio carnaval, como blocos e festas exclusivas para curtir a folia. Neste sentido, formalize a contratação com bastante antecedência, para não correr o risco de não ter aquele fornecedor favorito no grande dia e, sobretudo, evitar imprevistos.
Vale destacar que a assessoria ou cerimonialista é o primeiro fornecedor que os casais devem procurar, a fim de estruturar toda a concepção do casamento desde o início. Estima-se que uma cerimônia envolva a contratação de, aproximadamente, 15 fornecedores, sendo buffet, decoração, som, iluminação, foto e filmagem, atração etc. Os assessores são essenciais para garantir que tudo saia como planejado, além de proporcionar maior custo-benefício na contratação de parceiros, conforto e otimização dos gastos e do tempo dos casais.
Atenção ao deslocamento: Durante o carnaval, o trânsito tende a ser mais caótico tanto nas grandes cidades quanto nas estradas e por diversos motivos, como o fechamento das vias para organização dos tradicionais blocos de rua e escolas de samba, o que dificulta a locomoção. Por isso, avalie com antecedência o local da festa e, sobretudo, a região que ele se encontra.
Cuidado com as mudanças climáticas da época: Iniciado em 21 de dezembro e encerrado somente no dia 20 de março, o verão protagoniza estes meses e, justamente por isso, há maior probabilidade de chuva. Diante das altas temperaturas, os melhores horários para casamento no verão são pela manhã, antes das 10h ou após às 16h. Se o casal optar por uma cerimônia ao ar livre, é sugerido, se possível, dispor de um espaço alternativo, como tendas ou um salão fechado, por exemplo.