Caso das joias: PF faz buscas em casa de ex-funcionário de Bolsonaro
Marcelo da Silva Vieira era responsável por classificar presentes recebidos pelo então presidente
Foto: Divulgação
A Polícia Federal realiza, na manhã desta sexta-feira (12), uma operação de busca e apreensão na casa do Rio de Janeiro (RJ) de Marcelo da Silva Vieira, ex-responsável pela classificação de presentes recebidos pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é da coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Vieira era funcionário do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República desde o governo de Michel Temer (MDB), antecessor de Bolsonaro. Ele foi demitido em janeiro de 2023, qua do Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a chefia do Executivo.
A função de Vieira era revisar o que poderia ou não ser acejto como presente para o acervo privado presidencial. Ele prestou depoimento em abril à PF, por estar diretamente envolvido no caso das joias enviadas da Arábia Saudita para Bolsonaro.
Vieira relatou à polícia que o então presidente participou de uma ligação com o seu ajudante de ordens, Mauro Cid, em que o funcionário pedia que ele assinasse um ofício liberando o estojo de joias, que havia sido retido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos.