Tecnologia

Caso de violência sexual é registrado no metaverso, diz ONG

Caso aconteceu com avatar feminino de uma pesquisadora de 21 anos

Por Da Redação
Ás

Caso de violência sexual é registrado no metaverso, diz ONG

Foto: Divulgação/ Freepik

Um relatório publicado pela SumOfUs, uma organização sem fins lucrativos que busca chamar atenção de empresas para impactos sobre a sociedade e o meio ambiente, aponta um episódio de violência sexual no Metaverso. De acordo com informações da BBC, divulgadas na última quarta-feira (25), o caso em questão envolveu o avatar feminino de uma pesquisadora de 21 anos, que participava de um experimento no mundo virtual.

O abuso virtual aconteceu no serviço Horizon Worlds da Meta, atualmente acessível nos Estados Unidos e no Canadá. A plataforma de realidade aumentada, uma das maiores apostas do Facebook para o metaverso, conta com vários ambientes de interação. As imagens do incidente, gravado sob a perspectiva da figura virtual da pesquisadora, mostram dois avatares masculinos próximos a ela, em uma sala. A dupla, que compartilhava uma garrafa virtual de bebida, faz comentários obscenos sobre a garota, segundo a publicação.

O recurso “Limite Pessoal”  para evitar interações indesejadas, que define o distanciamento virtual de 1,2 metro na plataforma entre os avatares não incluídos na lista de amigos, estava desativado pela pesquisadora no momento do assédio. Após o episódio, a  SumOfUs pediu à Meta que investigue o incidente e tome providências para evitar novos casos de assédio no Horizon Worlds, além de sugerir a criação de um plano para mitigar os danos no metaverso.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.