Casos de covid-19 voltam a crescer no Brasil, alerta infectologista
Alberto Chebabo, presidente da SBI , disse que é necessário manter cuidados

Foto: Divulgação/SBI
O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, alertou nesta sexta-feira (5) que os casos de covid-19 continuam ocorrendo no Brasil, embora sem a intensidade da pandemia.
“Ela não desapareceu. No momento, vivemos um aumento de casos em várias cidades brasileiras”, disse o infectologista durante a 27ª Jornada Nacional de Imunizações, em São Paulo.
O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), reuniu especialistas do Brasil e do exterior em 90 atividades com o tema “Vacinando gerações: um compromisso de todos”.
Quem está mais vulnerável
Alberto Chebabo explicou que a doença hoje atinge principalmente:
• Crianças menores de 2 anos, que ainda não tiveram contato com o vírus e, sem vacinação, correm risco de complicações e internações;
• Idosos acima de 60 anos, devido ao enfraquecimento natural do sistema imunológico.
Testagem ainda é importante
O Alberto Chebabo afirmou que, para a maioria da população, a covid-19 se comporta como outras doenças virais e, em casos leves, não há grande impacto.
Porém, a testagem continua fundamental para grupos de risco, como idosos e imunossuprimidos, a fim de prevenir complicações, hospitalizações e mortes.
Para quem já está vacinado e tem baixo risco, o infectologista considera o teste uma medida individual, útil para esclarecer diagnósticos em casos de complicações futuras.