Casos de sarampo voltam a subir no mundo
OMS e Unicef fazem alerta sobre falta de imunização de crianças

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef (Fundo da ONU pela infância) emitiram alerta mundial para o aumento nos casos de sarampo. De acordo com estudo publicado, nessa segunda-feira (27), os casos de sarampo em todo o mundo aumentaram 79% em janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021.
“Um sinal preocupante do aumento do risco de doenças que podem ser prevenidas com vacinas", diz o comunicado.
OMS e Unicef notam que a pandemia de Covid-19 está relacionada à situação, uma vez que aumentaram as desigualdades de acesso à imunização de rotina. Até este mês, as agências da ONU registraram 21 grandes surtos de sarampo no mundo. A maioria na África e na região leste do Mediterrâneo. Os cinco países com mais casos são: Somália, Iêmen, Afeganistão, Nigéria e Etiópia.
O sarampo é altamente contagioso e por isso, os casos aumentam rapidamente quando o nível de vacinação diminui. As agências lembram que a doença pode ser fatal, enfraquecendo o sistema imunológico e deixando os pacientes mais suscetíveis a outras doenças como pneumonia e diarreia, até mesmo meses depois da infecção. Somente em 2020, 23 milhões de crianças ficaram sem receber vacinas básicas, o maior número desde 2009.