Casos importados de malária somam mais de 190 ocorrências no 1º trimestre de 2023
Sudeste é a região mais preocupante com casos no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em São Paulo
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
Os casos de malária na região não endêmica do Brasil somaram 193 ocorrências entre janeiro e março no país. O número, que é o maior em cinco anos, coloca estados fora da Amazônia de volta ao patamar que era visto antes da pandemia da Covid-19. Com a alta, os infectologistas alertam para surtos autóctones voltarem a ocorrer em estados como São Paulo e Bahia. As informações são do jornal O Globo.
O alerta foi dado por médicos da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), que pedem atenção redobrada à doença, que é transmitida pelo mosquito Anopheles em todo o território nacional.
Apesar do número de casos ser pequeno, a mortalidade e a morbidade da doença são maiores quando as pessoas têm malária nessas outras regiões, porque o acesso aos testes diagnósticos e ao tratamento da malária nem sempre é tão pronto quanto seria nos locais com maior incidência da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, 11 casos já foram confirmados no Paraná. Nos estados do Sudeste a situação foi até mais preocupante, foram 18 casos no Rio de Janeiro, 20 em Minas Gerais e 36 em São Paulo nos três primeiros meses deste ano.