Catamarã que colidiu na Baía de Todos-os-Santos transportava mais de 90 pessoas
Segundo a Agerba, embarcação levava 96 passageiros e quatro tripulantes quando bateu em barco de pesca e ficou à deriva

Foto: Reprodução/Redes Sociais | GRAER
O catamarã que ficou à deriva após um acidente na Baía de Todos-os-Santos, nesta terça-feira (22), transportava 96 passageiros e quatro tripulantes. As informações foram divulgadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
Segundo o órgão, ninguém morreu no acidente e os passageiros receberam atendimentos e foram encaminhados em segurança.
A embarcação tem capacidade para 128 passageiros e partiu de Morro de São Paulo, distrito turístico de Cairu, no baixo sul da Bahia, com destino à Salvador. O catamarã colidiu com um barco de pesca na região de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica. Ainda não se sabe se os trabalhadores que estavam no barco precisaram de resgate.
Foto: GRAER
A Marinha do Brasil informou que dois rebocadores prestaram apoio no resgate de tripulantes e passageiros.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver passageiros no mar. O Graer informou que todos os ocupantes do Catamarã que se lançaram ao mar foram assistidos por botes salva-vidas. Veja vídeo:
Também fizeram parte da ação o Centro de Coordenação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste, equipes da Capitania dos Portos da Bahia, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, bem como do Aviso-de-Patrulha “Dourado”, Navio-Patrulha “Guaratuba” e Corveta “Caboclo”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.
A operação contou ainda com o apoio integrado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), da Praticagem da Bahia e de embarcações civis que atuam na região.
As pessoas resgatadas, segundo CBM-BA, foram levadas para o Porto de Salvador, onde receberam atendimento pré-hospitalar e acolhimento. Entre as vítimas estava uma gestante, que foi atendida de forma preventiva e levada pelo helicóptero Fênix 01, do Grupamento Aéreo (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), para uma unidade hospitalar em Salvador.
"As vítimas foram inicialmente resgatadas por embarcações da Marinha do Brasil, com o apoio do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/SALVAR), do 13º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar/BMAR), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizaram o primeiro atendimento no local, também dando suporte emocional às vítimas que estavam bastante emocionadas", diz a nota do Corpo de Bombeiros encaminhada à imprensa.
Os pescadores envolvidos na colisão foram levados à localidade de Caixa Pregos com apoio da Marinha do Brasil.
A Agerba informou que aguarda a conclusão de uma perícia conduzida pela Capitania dos Portos, responsável pela investigação das causas do acidente. O Farol da Bahia buscou a Capitania dos Portos e a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), mas não obteve retorno.