Catuaba foi colocada como pior bebida brasileira em ranking de site
Bebida à base de extrato de diversas plantas é bastante popular entre o jovens
Foto: Divulgação
A catuaba foi considerada a pior bebida do Brasil, segundo avaliação dos leitores da enciclopédia gastronômica TasteAtlas. Esta criação brasileira, à base de um extrato de diversas plantas, todas conhecidas popularmente pelo nome de catuaba, e de vinho tinto, encabeça uma lista de cinco drinques (e um caldo) nacionais que menos agradaram o público do site (grande parte estrangeiros).
A bebida, que tem supostos efeitos afrodisíacos, foi descrita como uma bebida "escura e doce que é barata e, por isso, bastante popular no Brasil", apesar da má colocação no ranking, com nota 3,1 (de 5 pontos possíveis). "Ela pode ser tomada com gelo ou usada em coquetéis", ensina ainda o Atlas, que atribui ao povo Tupi os primeiros usos medicinais da planta, há séculos.
O time da enciclopédia afirma que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, por meio de votos em seu site, que são filtrados para eliminar palpites potencialmente ligados à bots ou "nacionalistas". Ainda de acordo com o Atlas, seu sistema dá maior peso às avaliações de usuários que já reconhece como "conhecedores" de gastronomia.