CBF deseja realizar mudanças no VAR
Modificações se referem as imagens divulgadas na transmissão

Foto: Daniel Teobaldo/Staff Images
Virou algo comum nas partidas de futebol do Brasileirão, o árbitro paralisar o jogo e fazer o sinal com as mãos indicando que irá verificar o VAR antes de tomar uma decisão sobre algum lance. O momento gera apreensão por parte de torcedores e telespectadores e, ultimamente, vem gerando muita polêmica, mas a CBF está se movimentando para modificar as questões que envolvem as análises do árbitro, como a exposição de vídeos sobre as decisões da equipe de arbitragem.
Como constam nas regras atuais, a CBF apresenta imagens do VAR e da sala do árbitro de vídeo à justiça desportiva. A Globo, uma das detentoras dos direitos de transmissão, tomou a decisão de exibir replays depois do árbitro escolher com medo de interferir nas definições dentro de campo. A emissora tem exibido o juiz tomando a decisão na cabine e parte da tela. Isso mesmo com juízes acessando às imagens nas cabines.
Já há uma pressão por mais transparência na equipe de arbitragem desde a estreia do árbitro de vídeo na Premier League com exibição de todos os detalhes das decisões dos juízes no VAR. A respeito dos direitos de transmissão tem que ser discutida com a Globo. A emissora tem tido receio de interferir na partida e por causa disso demora a expor os replays. A decisão da Fifa e da CBF autorizava a exibição dos detalhes do VAR indica a mudança de postura da emissora.
Caso a liberação de vídeos para TV, as decisões do VAR também possam ser mostradas nos telões dos estádios. A Fifa, que anteriormente já havia proibido replays de lances polêmicos nas arenas, tem sido cada vez mais flexível para apresentar todo conteúdo nas Copas do Mundo.