Cultura

CCJ do Senado aprova indicação de Leonardo Magalhães para DPU

Agora, nome será analisado pelo plenário da Casa

Por Da Redação
Ás

CCJ do Senado aprova indicação de Leonardo Magalhães para DPU

Foto: Agência Senado/Geraldo Magela

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (06), por 19 votos a 0, a indicação de Leonardo Cardoso de Magalhães para o comando da Defensoria Pública da União (DPU). No fim de outubro, o nome de Igor Roque, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou a ser aprovado pela CCJ, mas foi rejeitado pelo plenário da Casa.

O nome de Leonardo ainda precisa ser aprovado no plenário do Senado por, pelo menos, 41 votos favoráveis. O indicado pretende ocupar o cargo aberto em decorrência do término do mandato de Daniel de Macedo Alves Pereira.

Após a aprovação, Leonardo afirmou que, caso seja aprovado para o cargo, investirá nas soluções extrajudiciais dos conflitos, evitando a abertura de novos processos na Justiça. Ele lembrou que a Defensoria Pública tem como missão a orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa de forma integral e gratuita à população mais vulnerável. 

“É um papel nobre [o da Defensoria] em um país como o Brasil, que convive com tanta desigualdade. Promovemos a conciliação, a solução extrajudicial de conflitos, a mediação, o diálogo permanente entre as partes, contribuindo para a redução da judicialização das demandas, por exemplo, no âmbito previdenciário, trabalhista e da saúde. Por isso, ter uma Defensoria forte e estruturada, valorizada, com mais defensores, garante ao cidadão o direito de defesa e cidadania plena”,  disse o defensor público. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário