• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • CCJ vota projeto de lei que declara Salvador como cidade marco da Independência do Brasil
Política

CCJ vota projeto de lei que declara Salvador como cidade marco da Independência do Brasil

Texto, de autoria da deputada Lídice da Mata, tem parecer favorável do relator, Bacelar 

Por Laiz Menezes
Ás

CCJ vota projeto de lei que declara Salvador como cidade marco da Independência do Brasil

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

BRASÍLIA -- A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vota, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei 3841/2023, que declara Salvador como a cidade marco da consolidação da Independência do Brasil. O texto, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), tem parecer favorável do relator no colegiado, deputado Bacelar (PV-BA). 

A proposta afirma que a capital da Bahia foi o palco das guerras para a emancipação. Para Lídice, no dia da independência do estado, em 2 de julho de 1823, foi quando se deu a independência do Brasil na Bahia. 

“A independência do Brasil, declarada oficialmente pelo então Príncipe Regente do Reino Unido do Brasil, Pedro de Orleans e Bragança às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, foi o início do processo que somente se concluiu após a luta de brasileiros de outras regiões, destacadamente em 2 de Julho de 1823, com a expulsão as tropas portuguesas da Bahia. Nesse momento, deu-se de fato, a consolidação, com a Independência do Brasil na Bahia, há mais de duzentos anos”, escreveu a deputada no documento. 

“Naquele dois de julho, Salvador se tornou o centro do poder político no Brasil, símbolo de sua independência. Assim, nada mais justo que a declaração da cidade de Salvador como marco da consolidação da Independência do Brasil”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.