CCJ vota projeto de lei que declara Salvador como cidade marco da Independência do Brasil
Texto, de autoria da deputada Lídice da Mata, tem parecer favorável do relator, Bacelar
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
BRASÍLIA -- A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vota, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei 3841/2023, que declara Salvador como a cidade marco da consolidação da Independência do Brasil. O texto, de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), tem parecer favorável do relator no colegiado, deputado Bacelar (PV-BA).
A proposta afirma que a capital da Bahia foi o palco das guerras para a emancipação. Para Lídice, no dia da independência do estado, em 2 de julho de 1823, foi quando se deu a independência do Brasil na Bahia.
“A independência do Brasil, declarada oficialmente pelo então Príncipe Regente do Reino Unido do Brasil, Pedro de Orleans e Bragança às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, foi o início do processo que somente se concluiu após a luta de brasileiros de outras regiões, destacadamente em 2 de Julho de 1823, com a expulsão as tropas portuguesas da Bahia. Nesse momento, deu-se de fato, a consolidação, com a Independência do Brasil na Bahia, há mais de duzentos anos”, escreveu a deputada no documento.
“Naquele dois de julho, Salvador se tornou o centro do poder político no Brasil, símbolo de sua independência. Assim, nada mais justo que a declaração da cidade de Salvador como marco da consolidação da Independência do Brasil”, finalizou.