Celso Sabino retorna ao Turismo após pedido de exoneração
Nomeação ocorre dias após saída para propor emendas à Lei Orçamentária Anual de 2024
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reassumiu oficialmente o cargo nesta segunda-feira (4), poucos dias após ter solicitado exoneração para propor emendas à Lei Orçamentária Anual de 2024. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
A saída temporária de Sabino resultou na nomeação temporária de Carlos Henrique Menezes Sobral para ocupar o cargo durante o período. Celso Sabino está à frente do Ministério do Turismo desde julho deste ano, sendo empossado oficialmente em 3 de agosto.
Indicado pelo partido União Brasil, o ministro assumiu a pasta em substituição a Daniela Carneiro, numa movimentação estratégica alinhada ao apoio do partido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional.
Essa prática de saída temporária de ministros que possuem mandato parlamentar é comum, e na última semana, o chefe da pasta da Agricultura, Carlos Fávaro, também solicitou exoneração para retomar seu mandato de senador e ordenar emendas parlamentares, retornando ao governo dois dias depois.