Cemitérios públicos de Salvador registram aumento de 10% em enterros por causa da Covid-19
Dados obtidos foram comparados com mesmo período de 2019
Foto: Informe Pirajá
Os cemitérios municipais de Salvador tiveram um crescimento de 10% desde quando a capital baiana registrou o primeiro caso de Covid-19, em março deste ano. Os dados levantados pelo portal Metro1, foram comparados com os números do mesmo período de 2019. Entre março e abril do ano passado, 763 sepultamentos foram registrados, contra 842 enterros dos mesmos meses deste ano.
Os dez cemitérios municipais citados são geridos pela Secretaria de Ordem Pública (Semop). A lista inclui: Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe, Brotas, Itapoan, Ilha de Maré, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha Ponta de Nossa Senhora e Paramana (Ilha dos Frades). No total, há 16.103 sepulturas divididas entre os cemitérios. Brotas é o maior, com 3.520 espaços.
No fim do mês de abril, a prefeitura abriu "convocação emergencial" para construção de mais 1820 gavetas nos cemitérios públicos municipais de Brotas e Plataforma. A expectativa é que o Executivo municipal chegue a 4 mil novas gavetas para diminuir os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus.