Cenipa divulga imagens das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo
Órgão também informou que os trabalhos iniciais de preparação, extração e análise dos dados começaram e devem continuar sem interrupções
Foto: Divulgação/FAB
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), revelou imagens do processo de abertura das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9), resultando na morte de 62 pessoas.
Os gravadores de voo, conhecidos como caixas-pretas, incluem o Cockpit Voice Recorder (CVR - gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR - gravador de dados de voo). Ambos foram transferidos na manhã deste sábado (10) para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Cenipa, localizado em Brasília (DF).
O Cenipa informou que os trabalhos iniciais de preparação, extração e análise dos dados começaram e devem continuar sem interrupções nas próximas horas.
Próximos passos
Após a etapa preliminar, a investigação em Vinhedo avançará para a análise detalhada dos dados. Esta fase incluirá a revisão das atividades de voo, as condições operacionais, fatores humanos e a avaliação de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura relacionados ao acidente.