Censo de 2022: população da Bahia aumenta em mais de 5 mil habitantes após atualização
Essas variações podem ter implicações nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Conforme a mais recente atualização do Censo Demográfico de 2022, publicada no Diário Oficial da União na edição da última quinta-feira (31), a Bahia ganhou mais de 5 mil habitantes. Os dados revelam mudanças significativas nas populações de 83 cidades baianas, sendo 49 com aumento populacional e 34 com redução. Essas variações podem ter implicações nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios ainda este ano.
Os dados coletados abrangem o período de 1º de agosto do ano passado a 28 de fevereiro deste ano, e a primeira divulgação ocorreu em junho. Os ajustes realizados levaram em consideração quatro fatores, incluindo alterações nos limites territoriais dos municípios, tratamento de invasões territoriais, aprimoramentos internos de dados e trabalho adicional de campo para identificar moradias ocupadas.
Entre os municípios impactados por essa revisão está São Francisco do Conde, que ganhou mais de mil habitantes, ultrapassando a marca de 38 mil residentes. Comparado ao censo de 2010, o município registrou um crescimento de 16%, atribuído, em parte, à migração de pessoas em busca de oportunidades de emprego, devido à sua natureza industrial. Por outro lado, Sítio do Quinto, localizado no norte da Bahia, sofreu uma redução de 7,6% em sua população, perdendo quase mil habitantes após a atualização do censo.
Esses dados ajustados serão agora encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para fins de repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Embora as revisões tenham ocorrido, até o momento, não houve modificações nos repasses, que se baseiam no número de habitantes de cada município. Entretanto, é possível que algumas cidades enfrentem mudanças em suas receitas devido às variações populacionais.