Brasil

Censo Demográfico 2022 começa nesta segunda-feira (1°)

O IBGE estima que mais de 183 mil recenseadores estarão visitando os domicílios do país

Por Da Redação
Ás

Censo Demográfico 2022 começa nesta segunda-feira (1°)

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começa nesta segunda-feira (1°). Ao todo, serão mais de 183 mil recenseadores visitando todos os domicílios do país.

De acordo com o IBGE, devem existir cerca de 75 milhões de domicílios nos 5.568 municípios do país. A pesquisa nacional é feita a cada 10 anos e, conforme o cronograma, deveria ter sido feita em 2020.

O instituto explica que o Censo foi adiado inicialmente em razão da pandemia de Covid-19. Mas em 2021 sofreu novo adiamento, por falta de orçamento.

Com a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária. Atualmente, a população brasileira é estimada em cerca de 215 milhões de pessoas.

Além contabilizar o tamanho da população, o Censo pretende fotografar detalhadamente a vida dos brasileiros, mostrando as principais caraterísticas socioeconômicas, incluindo idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda e saneamento básico dos domicílios.

Segundo o instituto, até o início de novembro, os recenseadores estarão visitando cada um dos domicílios do país, incluindo aldeias indígenas. Pela primeira vez, os moradores de territórios quilombolas serão contabilizados.

Nas áreas indígenas, a coleta domiciliar começa em 10 de agosto, e a dos territórios quilombolas, em 17 de agosto. Segundo o IBGE, os primeiros resultados do Censo 2022 devem ser divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.